Principal

domingo, 20 de setembro de 2009

Hoje, foi assim desde de Aboím de Nóbrega!

A caravana ecológica de bicicletas saiu hoje de Aboím de Nóbrega (outra freguesia muito esquecida pela Câmara Municipal) em direcção à Vila de Prado, onde estava marcado um lanche para recuperar forças como podem verificar nas fotografias acima.
Esta iniciativa pretendeu chamar a atenção "para a importância estratégica de Aboím da Nóbrega e da zona Norte no desenvolvimento integrado do concelho de Vila Verde, zona que poderá ser a rampa de lançamento de uma indústria nunca explorada no concelho de Vila Verde, a indústria do turismo."
A iniciativa excedeu sem dúvida todas as expectativas indo muito além dos objectivos iniciais. "Transformou-se rapidamente numa caravana de apoio à candidatura que, com o passar dos quilómetros foi engrossando de tal forma que causou, até, alguns constrangimentos na circulação rodoviária."
Foi muito gratificante ver as pessoas vir às portas e janelas acenar e gritar palavras de apoio à candidatura e à iniciativa.
Todos sabemos que toda a zona norte merece muito mais! Aboím de Nóbrega é sem dúvida das freguesias mais bonitas de Vila Verde e não merece estar abandonada desta maneira por esta Câmara Municipal.

3 comentários:

Jorge Pinto Correia disse...

Parabéns pela iniciativa.
Parabéns a este blogue pelo dinamismo, pela abertura e pela participação.
Vila Verde precisa da mudança. O norte merece muito mais. Aboim tem um património lindíssimo mas a falta de estratégia da CMVV leva-o ao abandono.

Estou consigo Dr. Luís Filipe.

Ritinha disse...

ADOREI O DIA DE ONTEM!

Posso dizer que hoje mal consigo andar, mas foi MUITO GRATIFICANTE!!

Estou à espera de mais iniciativas destas ;)

Anónimo disse...

Para vosso conhecimento, disponível em http://www.aboimdanobrega.com
---
ENQUANTO UNS IGNORAM, OUTROS OLHAM PARA ABOIM COM O RESPEITO QUE MERECE

Aboim da Nóbrega e o Norte do Concelho merecem respeito! Aboim da Nóbrega tem mais de 800 anos de história. Era uma localidade estratégica ainda antes da fundação de Portugal, através do Castro do Monte de Anófrica. Na fundação de Portugal desempenhou um papel basilar, através da família Nóbrega, em que alguns dos seus elementos desempenharam papéis de liderança nas lutas com Castela (Veiga da Matança, etc.) assim como na educação de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. Aboim da Nóbrega foi sede mãe das Terras da Nóbrega, actual concelho de Ponte da Barca e algumas das actuais freguesias do Norte do concelho de Vila Verde. Foi concelho durante muitos anos, infelizmente extinto em 1853. Aboim da Nóbrega é, ainda hoje, uma das mais importantes freguesias do concelho de Vila Verde, pela sua cultura, património e colectividades. Possui, entre outras coisas: o maior bragal de Lenços de Namorados genuínos do concelho; a banda musical mais antiga do concelho, cuja criação poderá remontar a mais de 3 séculos; a ACRMAN, que, entre outras coisas, foi uma das primeiras IPSSs do país, cuja fundadora, infelizmente hospitalizada há dois meses, deixa um património social e cultural à freguesia de enorme valia; um dos ranchos folclóricos mais antigos e importantes do concelho; e um conjunto de património religioso edificado que dificilmente será ultrapassado por alguma das demais freguesias do concelho de Vila Verde. Acontece que Aboim da Nóbrega ultimamente não tem recebido o respeito que merece pelos governantes do concelho. Mas finalmente uma luz emerge. É a candidatura do Luís Filipe Silva, que coloca Aboim da Nóbrega no lugar que a que tem direito, dentro da sua estratégia para o desenvolvimento integrado do concelho de Vila Verde. Não parece por acaso que ontem (Domingo) iniciou a caravana ecológica da sua candidatura na nossa freguesia (ver foto abaixo), e tem delineadas várias medidas de intervenção para Aboim da Nóbrega e várias outras freguesia do Norte do Concelho. Ao contrário de outros, que só aparecem em Aboim da Nóbrega para pedir votos a troco de promessas que nunca cumpriram nem alguma vez cumprirão, Luís Filipe Silva recoloca, com toda a justiça, Aboim da Nóbrega no mapa e na posição que bem merece.
-----

Saudações aboinobrenses