Principal

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Maioria absoluta para quê?

"A propósito da repetição do acto eleitoral da Vila de Prado (a realizar no dia 01 de Novembro de 2009) e dos seus efeitos na constituição do futuro executivo da Câmara Municipal de Vila Verde, importa fazer uma retrospectiva e analisar as decisões políticas que, ao abrigo das maiorias absolutas, foram tomadas em Vila Verde nos últimos mandatos.
É um exercício fastidioso mas necessário para perceber o que tem perdido o concelho de Vila Verde com a arrogância e prepotência de políticos protegidos pela aritmética dos votos.

Só no mandato de 2005 a 2009, a maioria do PSD:

Ditou a subjugação completa das juntas de freguesia com claros prejuízos para os seus habitantes:

A gestão pensada e praticada pela maioria do PSD apenas pretendeu fechar o círculo que envolve as juntas de freguesia e os seus presidentes.
Numa clara vontade de eternizar o “peditório” a que os Presidentes de Junta estão sujeitos, a maioria PSD foi protagonista de todas as medidas possíveis para retirar autonomia e liberdade de acção aos eleitos locais. Foi por isso que quase todas as obras nas freguesias estiveram dependentes de protocolos ou de subsídios decididos pela maioria PSD.
Neste verdadeiro estrangulamento das freguesias, alimentado pelo conformismo de grande parte dos Presidentes de Junta, destacamos a freguesia da Vila de Prado.
Nesta importante freguesia apenas se destacam as obras/infra-estruturas em que houve forte comparticipação do Governo.

A Vila de Prado foi, durante anos e anos, puramente esquecida. Senão vejamos:

Onde está a requalificação do centro urbano e comercial da Vila de Prado?
Onde está a prometida organização da feira semanal?
Onde está a requalificação da Ponte de Prado?
Onde está a prometida zona ribeirinha?
Onde está o ensino técnico-profissional?
Onde está o ensino secundário?
Porque não se realizam na Vila de Prado (em alternância com a sede do concelho) eventos como as Festas das Colheitas ou o Namorar Portugal?
Porque não existe uma biblioteca na Vila de Prado?
Porque não existe uma Casa da Cultura na Vila de Prado?
Porque não existe um “Espaço Jovem” na Vila de Prado?

Talvez, agora com a necessidade de “adoçar o bico” aos Pradenses, estas questões sejam preocupações do ainda Presidente de Junta, do Dr. António Vilela e do ainda vereador natural da Vila de Prado, Dr. Zamitt Rosas.

Por último fica uma questão:

Se a repetição do acto eleitoral da Vila de Prado não tivesse influência na maioria, a Vila de Prado seria alvo da atenção de última hora que António Vilela e os seus pares lhe têm querido dar?

Ditou a constituição da empresa municipal PROVIVER:

Tratou-se de uma confissão da incapacidade da autarquia em gerir os equipamentos do município, agora sob a responsabilidade da PROVIVER. Para além desta confissão, foi também, a forma de fazer através da empresa municipal o que já não seria possível fazer através da Câmara Municipal, nomeadamente a obtenção de empréstimos bancários e a contratação de mais funcionários.
Todos estes aspectos perdem relevo quando analisados os resultados da empresa.
A PROVIVER, continuando a utilizar os recursos da Câmara Municipal e com injecção de capital por parte da autarquia, apenas realizou os eventos que já se realizavam gastando mais e pior, o que se reflectiu nos vergonhosos resultados negativos apresentados na última prestação de contas.

Ditou a constituição da parceria público-privada:

Numa verdadeira inversão dos princípios que norteiam as parcerias publico-privadas, os responsáveis da Câmara Municipal de Vila Verde colocaram os interesses dos privados à frente dos interesses públicos. Esta é, para já, a conclusão que se pode retirar do desastroso negócio em que a Câmara Municipal de Vila Verde embarcou.
Todos os vilaverdenses serão obrigados a suportar, através dos cofres do município, os valores exigidos pelo privado para utilização dos equipamentos que “disponibilizarão” ao concelho.
Falta ainda esperar pela surpresa que poderão ser os referidos equipamentos. Servirão os interesses do concelho e dos seus munícipes? Terão as condições ideais aos fins a que se destinam? A sua qualidade e a sua utilização serão compatíveis com os custos que representam para os cofres públicos?
São questões a que o Partido Socialista estará atento.

Ditou a constituição do direito de superfície para um privado explorar o estacionamento pago à superfície e o parque de estacionamento subterrâneo:

Mais uma vez o interesse público do município e dos vilaverdenses ficou para segundo plano. Este é apenas mais um negócio ruinoso par o concelho onde, com muita imaginação, se dá viabilidade económica a um investimento privado que, só por si, levaria anos e anos a rentabilizar-se.
Com esta decisão política da maioria PSD os cofres do município vêm-se diminuídos da receita dos parcómetros que, por natureza, deveria ser sua e para utilização em infra-estruturas eventualmente mais prioritárias.

Ditou o lançamento do concurso público para privatização da exploração da rede pública de abastecimento de água:

Depois de diversas vezes terem afirmado que Vila Verde tinha uma das melhores águas para consumo humano, resultante das “excelentes” estações de captação e tratamento de água, depois de afirmarem, insistentemente, que Vila Verde tem uma rede de abastecimento público que cobre 80% do concelho, depois de afirmarem que os investimento nessa mesma rede foram imensos, não se compreende a decisão de entregar a terceiros a exploração desse importante recurso concelhio!!
Menos compreensível é se pensarmos que dessa “privatização” não resultará nem mais qualidade nem maior cobertura, prevendo-se apenas, como aconteceu em todos os municípios que optaram pela mesma estratégia, um exponencial aumento do preço da água a pagar por todos os vilaverdenses.

Estes são apenas exemplos dos malefícios da maioria absoluta do PSD que tem gerido o concelho de Vila Verde, mas que os Pradenses saberão avaliar no próximo dia 01 de Novembro, dando uma lição a quem apenas se lembra de fingir que trabalha em altura de eleições."

6 comentários:

Anónimo disse...

É importante que estas coisas se saibam.
Só assim os vilaverdenses poderão tomar consciência do que se tem feito em Vila Verde.

Anónimo disse...

As pessoas deste blog estão muito preocupadas com Vila Verde, isso é notório. Gostava é que as mesmas que estão sempre a dizer que dão a cara, dissessem o que fizeram até hoje por vila verde, o que é que o concelho ganhou com vocês? Em que medida é que o concelho cresceu por atitudes tomadas por voces?
Gostaria que me respondessem objectivamente ás perguntas colocadas.

Anónimo disse...

Axo que o xenhor axima lhe incomoda muito a verdade. Informar os vilaverdenses nestes do que se paxa na noxa terra já é uma vitória dextas pexoas.
Autores não se deixem abater por comentários como exe axima e continuem com exta poxtura.
Voxes já conquistaram muito respeito por bastante pexoas.
Continuem axim!

Anónimo disse...

iNFOrmar das verGOnhas que se passam na Camara e uma boa atitude das pessoas deste blogue.
acho que devem continuar.

Anónimo disse...

O comentário acima com perguntas objectivas era meu e devo dizer que não tenho nada contra o blog ou contra quem o faz, apenas gostava que respondessem ás perguntas colocadas, penso que são perguntas pertinentes e legitimas. Para a pessoa que criticou as perguntas colocadas pela minha pessoa apenas devo dizer-lhe que não critiquei ninguem, apenas questionei os responsaveis deste blog acerca do que fizeram ou não por vila verde, pois a critica é facil, muito facil mesmo, quando não temos a responsabilidade de governar. De fora é sempre mais facil.

Carlos Mendes disse...

Na verdade não criamos este blog com o intuito de nos dar a conhecer, ou de fazer campanha pelos nossos feitos.
Este Blog foi criado com o intuito de informar e debater o concelho de Vila Verde.
Mas como todas as duvidas merecem alguma resposta, aqui vai um pouco de mim.
Antes de mais faço parte de diversas equipas, pois só em equipa é possível trabalhar em democracia, e só os ditadores se acham donos da razão.
Tenho 38 anos, casado com 4 filhas.
Sou activamente católico pertencendo a alguns movimentos existentes no concelho.
Fundei com alguns Pais de Soutelo a Associação de Encarregados de Educação das escolas de Soutelo do qual foi presidente por 3 anos e com provas dadas, basta falar com o Agrupamento de Vila Verde, com as professoras ou até com algumas pessoas da Câmara ou com Pais, as escolas são referencia de qualidade em todas as avaliações.
Sou Presidente da Associação de Pais, membro do Concelho Geral e do concelho da Eco Escolas da Escola Secundaria de Vila Verde. A avaliação do meu trabalho deverá ser feito pelos Professores, Direcção e Pais da Escola. Também porque não, pode questionar sobre a minha integridade enquanto presidente dessa Associação o Ex. Presidente da Câmara José Manuel Fernandes, nunca confundindo o meu lugar com opções politicas e os meus adversários são as minhas melhores testemunhas.
Estou na Assembleia Municipal à 8 anos tendo feito intervenções contra a entrega das piscinas ao Clube de Natação, Contra a entrega dos parquímetros, entre muitas outras, sempre na convicção do que é o melhor para o futuro dos Vilaverdenses.
Estou na Assembleia de Freguesia de Soutelo à 4 anos.
Sou membro da Comissão Politica Concelhia do PS à 8.
Sou membro do Secretariado Distrital do Partido Socialista, onde mos últimos 3 anos ajudei a defender o concelho, e os investimentos necessários para o seu desembolvimento.
E acima de tudo sou um Vilaverdense que ama a sua terra e considera que tem o direito de defender o seu ponto de vista sempre no respeito pelos outros Vilaverdenses.
Muito mais teria a dizer sobre mim, ou sobre os outros elementos da equipa que dá a cara por este blog e pelas ideias que defende para Vila Verde, mas acho que me expus o suficiente, para saberem que existe trabalho para mostrar e só por isso posso assinar com o meu nome, não tendo necessidade de me esconder por trás do anonimato.
Se a pessoa que pediu informações quiser saber mais, estarei disponível depois de ela fazer o mesmo e mostrar que critica por já ter feito mais que qualquer um dos que de uma forma séria deram corpo a este blog.

Assinado: Carlos Mendes