Principal

terça-feira, 3 de novembro de 2009

...analisar os resultados com verdade!

PSD
- Entre 2005 e 2009, o PSD perdeu 4605 votos na eleição para a Câmara Municipal;
- Tanto em 2005 como em 2009, o PSD ganhou a eleição para a Câmara Municipal, a diferença está que os 67% alcançados em 2005 passaram para 47% em 2009 e ficou a 3855 votos de perder a eleição;
- Para a Assembleia Municipal, o número de deputados municipais do PSD diminuiu de 38 em 2005 para 27 em 2009;
- Salienta-se que entre 2005 e 2009, o PSD perdeu 4156 votos na eleição para a Assembleia Municipal;

PS
- Entre 2005 e 2009, o PS ganhou 3928 votos na eleição para a Câmara Municipal;
- Tanto em 2005 como em 2009, o PS perdeu a eleição para a Câmara Municipal, a diferença está que os 22% alcançados em 2005 passaram para 35% em 2009 e ficou a 3855 votos de ganhar a eleição;
- Para a Assembleia Municipal, o número de deputados municipais do PS aumentou de 14 em 2005 para 17 em 2009
;
- Salienta-se que entre 2005 e 2009, o PS ganhou 1952 votos na eleição para a Assembleia Municipal;

CDS/PP
- Entre 2005 e 2009, o CDS/PP ganhou 2482 votos na eleição para a Câmara Municipal;
- Tanto em 2005 como em 2009, o CDS/PP perdeu a eleição para a Câmara Municipal, a diferença está que os 8% alcançados em 2005 passaram para 16% em 2009, e
ficou a 9144 votos de ganhar a eleição;
- Para a Assembleia Municipal, o número de deputados municipais do CDS/PP aumentou de 5 em 2005 para 14 em 2009;
- Salienta-se que ntre 2005 e 2009, o CDS/PP ganhou 4192 votos na eleição para a Assembleia Municipal;

CDU
- Entre 2005 e 2009, a CDU perdeu 291 votos na eleição para a Câmara Municipal;
- Tanto em 2005 como em 2009, a CDU perdeu a eleição para a Câmara Municipal, a diferença está que os 3% alcançados em 2005 passaram para 2% em 2009
e ficou a 13444 votos de ganhar a eleição;
- Para a Assembleia Municipal, o número de deputados municipais da CDU diminuiu de 2 em 2005 para 1 em 2009;
- Entre 2005 e 2009, a CDU perdeu 472 votos na eleição para a Assembleia Municipal;

OUTROS
- O PSD diminui o número de Juntas de Freguesias, passando neste mandato a possuir 48 de 58;
- O PS perdeu Soutelo, ganhou a Vila de Prado e continuando com Cabanelas, ficou igualmente com 2 Juntas de Freguesia;
- O CDS/PP ganhou 1 Junta de Freguesia, a de Oriz de Sta Marinha;
- O Concelho passou a ser constituído, por mais Juntas de Freguesias independetes (Coucieiro, Esqueiros, Loureira, Soutelo, Passó, Valdreu e Vila Verde);
- O PSD embora tenha perdido muitos votos, voltou a ganhar com maioria absoluta para a Câmara Municipal e também junto com os seu Presidentes de Junta eleitos, terá maioria absoluta na Assembleia Municipal;
- Na eleição para a Câmara Municipal, o PSD baixou os seus votos de 18577 para 13972 e a oposição PS, CDS, CDU subiu de 9357 para 15476 (comparação entre 2005 e 2009). O PSD que possuía 5 vereadores em 2005, passou a ter 4 vereadores em 2009, perdendo 1 vereador para a oposição;
- Na eleição para a Assembleia Municipal, o PSD baixou os seus votos de 17598 para 13442 e a oposição PS, CDS e CDU subiu de 10265 para 15937 (comparação entre 2005 e 2009). Desta forma, a nível de deputados municipais, o PSD que contabilizava 38 em 2005 passa a ter 27 em 2009, a oposição PS, CDS e CDU que contabilizava 21 em 2005 passa a ter 32 em 2009;

(*) As percentagens foram aproximadas à décima e são a razão entre o número de votantes do partido em questão com o número total de votantes em todos os partidos no ano de 2005 e 2009. Não constam na percentagem, os votos brancos e nulos.

------------- " ------------- " ------------- " -------------

«PSD reforça votação» (...) «Aumentamos a nossa votação e o número de mandatos esmagador obtido para todos os órgãos municipais expressa claramente a vontade dos vilaverdenses em dar uma maioria segura ao PSD para poder manter o ritmo de desenvolvimento traçado para Vila Verde»
in Dr. António Vilela (Site de Candidatura e Diário do Minho)
Será díficil pedir ao Dr. António Vilela, para falar verdade e analisar os resultados com humildade e rigor?

23 comentários:

Anónimo disse...

Os resultados falam por si.. Finalmente em 2013 nos veremos livres das politicas nojentas que temos vivido!

Anónimo disse...

É muito engraçada a forma como vocês criticam a liderança política do PSD em Vila Verde... em vez de apresentarem argumentos ou factos, simplesmente apelidam-na de "nojenta"...
Olhem para o que se passou em Cuba (do Alentejo)... quando uma chefe de divisão se recusou a fazer parte da lista do PS local(poder na autarquia).
Enfim... muito mal estaria o nosso concelho... se na sua liderança estivesse um clone do Sr. (ENG.) QUERO... POSSO... e MANDO.

Anónimo disse...

Boa noite Sr. Anónimo (segundo),
Apesar de ser anónimo o seu discurso já é facilmente identificável neste blog. Estou a ver que já faz parte da bancada central deste forum de discussão.
Seja bem aparecido.
Mas vou lhe pedir para deixar os galardetes e que comente apenas as declarações do seu presidente face aos resultados eleitorais.
Não acha que se enganou a fazer a leitura dos resultados??
A mim parece-me que sim.
Boa noite

Anónimo disse...

Realmente, face aos resultados apresentados era difícil ser tão certeiro nos comentários. Só mesmo de um senhor chamado António Vilela.
Ou será de algum assessor de imprensa? Se for dou-lhe um conselho troque-o já porque só diz asneirolas.

Anónimo disse...

Estes senhores do PSD não aprendem. Nem a lição de prado os faz parar. Porque continuam a tentar enganar os vilaverdenses?Nem uma vez conseguem falra verdade?
São mentirosos compulsivos. Isso é doença.
O PSD reforçou as suas posições? Onde? Na Câmara? Na Assembleia Municipal? Nas freguesias? Deve existir outro orgão qualquer porque nestes três não foi.

Anónimo disse...

Essa análise do nosso presidente é pra rir.
Eu acho que para fazer coincidir os resultados com as declarações desastradas do Sr. Dr. António Vilela é preciso pedir ao Juíz para repetir as eleições no concelho de Vila Verde.

Anónimo disse...

Este blog faz do PSD uus autênticos LEGOS. Desmontam-no em segundox mas sp com uma classe e sem ofender que é o + importante. Continuem assim. abraço.

Anónimo disse...

O PSD DIZ QUE AS JUNTAS INDEPENDENTES APOIARAM TODAS O PSD. JÁ VIRAM ISSO? DIZ QUE O PSD TEM 55 DAS 58 JUNTAS E QUE O PS TEM 2 E O CDS TEM 1. TUDO QUE É INDEPENDENTE É A MESMA COISA QUE SER PSD? EU VOTEI NA INDEPENDENTE DE SOUTELO MAS SOU PS.

Anónimo disse...

Ora...aí está uma boa questão.
AS LISTAS INDEPENDENTES.
Afinal é possível ser independente em Vila Vede ou não?
Eu acho que sim. Não acham que essa conclusão é uma ofença para o José Faria de Vila Verde, O Pedro da Loureira, o Luís Filipe de Soutelo e todos os outros independentes!
A não ser que independência seja só para caçar votos. Aí a ofensa já é para os eleitores e a culpa é dos que se fizeram passar por independentes.
Mas vamos, pelo menos para já, acreditar nas pessoas.

Anónimo disse...

Os meus Parabens.
Nunca um blog despertou tanto interesse em Vila Verde.
Espero que tenha vindo para ficar e que continue com a mesma linha:
Sem insultos, sem mentiras, sem ofender nenhum partido.
Só assim se pode falar do concelho, das freguesias, das politicas que cada um defende e chegar a algumas conclusões.
Força nisso.
Também darei o meu humilde contributo e peço aos vilaverdenses que façam deste blog um verdadeiro espaço de discussão, sem olhar a cores partidárias.

Anónimo disse...

Atendendo que aqui no distrito Barcelos, Vieira do Minho e Terras de Bouro o PSD perdeu as eleições ao fim de tantos anos e a onda laranja ficou com outras cores... só posso concluir que o Dr. Vilela deve ter analisado os resultados de Esposende, Celorico, Povoa de Lanhoso ou Famalicão para fazer estas afirmações.
Conclusão... enganou-se!

Olhando a dívida de 40 milhões de euros da Câmara Municipal, também me ocorre dizer que não me surpreende nada estas conclusões do PSD, atendendo que eles em rigor e a analisar números são uma nódoa.

Anónimo disse...

Mas afinal essas 7 Juntas são independentes ou do PSD?

Anónimo disse...

Independentes? Onde?
Até quero ver até quando.
Mas há que dar o beneficio da dúvida.
A curiosidade maior é a junta de soutelo. Um filho de uma militante PSD, que já foi vereadora, que faz parte da Assembleia Municipal...pode ser mas não acredito muito.
O povo de Soutelo que faça as suas análises.

Anónimo disse...

Depois de confirmar as afirmações (ENGANOSAS E MENTIROSOS) do Presidente da Câmara de Vila Verde e comitiva no site de candidatura do PSD só tenho a dizer uma frase...

QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO!

Anónimo disse...

A lista de Soutelo é um autentico arco íris, a diferença está que com a declaração do António Vilela o faixa laranja ocupa 90%.
Ainda se lembram quando o PSD mentiroso de Vila Verde escreveu a carta como o nome do Faria a dizer que o mesmo apelava ao voto no Fernandes?
Ninguém percebeu muito bem o que se passou, mas penso que o Faria depois veio desmentir não foi?

Anónimo disse...

Sr. Carlos Mendes os seus comentários de alguns dias atrás são de uma enorme falta de respeito com os vilaverdenses! Tenha vergonha porque você é membro da Assembleia Municipal.

Anónimo disse...

Não sou advogado de defesa do Carlos Mendes mas digo-lhe uma coisa: Poucos chegam aos calcanhares do Carlos Mendes.
Quando fala é porque tem argumentos para falar e fala sempre com verdade. A verdade não pode ofender nuinguem. Só se ofende quem não partilha desses valores.

Anónimo disse...

Falta de respeito aos vilaverdenses é fazer leituras como fez o António Vilela.
Isso é que é fazer dos vilaverdenses estúpidos, ignorantes ou cegos.
Vergonha deve ter quem anda na política dessa forma. Vergonha tem que ter quem anda na política dessa forma, pouco séria, e apenas para confundir as pessoas.

Anónimo disse...

"(...)vontade dos vilaverdenses em dar uma maioria segura ao PSD para poder manter o ritmo de desenvolvimento traçado para Vila Verde(..)".
Que comentário infeliz!!!!! (enfim, quase dá para rir).
Ritmo? Que ritmo?
Desenvolvimento? Qual?
Mas existem projectos traçados para vila verde?? Desde quando?
No programa do psd existem ideias proprias? Ou existem ideias do ps que fazem suas de forma cobarde? Mas será que as poucas ideias que são suas tem como objectivo os interesses dos vilaverdenses? Ou só de alguns,poucos???
Que espirito baixo...fazer politica não é isto. Exige-se rigor, humildade, honestidade de pensamentos...

Assim, é fundamental o papel do ps para dar um novo rumo ao concelho, para mostrar que esta maioria não é segura (alias teve por um fio por merito dos socialistas e do Luis Filipe).
Resta uma OPOSIÇÃO FIRME durante 4 anos para terminar com esta politica laranja enganosa.

Anónimo disse...

Para o comentador que me antecedeu: Todos os partidos fazem falta. CDS, PS e até a CDU. Esta última força partidária tem que renovar os seus dirigentes.
Agora se me disser que o PS tem feito um bom trabalho e que conseguiu nestas eleições acordar e por a pensar muitos vilaverdenses...isso sim. De facto o PS deu nas vistas e poderá dar muito mais dependendo do trabalho que for capaz de fazer durante os próximos 4 anos.
Estou expectante mas também satisfeito por ver que o PS se renovou e ganhou nova energia.
Os outros partidos que façam o mesmo e a democracia em Vila Verde muda de certeza.

Carlos Mendes disse...

Ao Anónimo que diz que desrespeitei os Vilaverdenses, gostava de pedir que fosse mais concreto e explicasse exactamente com quê?

Não foi minha intenção ofender ninguém, mas se o fiz penso que quando muito terei ofendido aqueles que não estão de uma forma séria na politica, ou alguns elementos da bancada do PSD que se sentem ofendidos sempre que alguém discorda deles, pois ainda não entenderam que isso é simplesmente DEMOCRACIA.

Se não estivesse por bem , na politica, e neste forum, talvez não tivesse a coragem de dar a cara como o faço ao Assinar com o meu nome, e ao expor as minhas actividades como já o fiz aqui.

Ao Anónimo seguinte, só posso dizer obrigado pelas palavras, e pela esperança que espero nunca defraudar.

Quanto aos outros comentários sobre os independentes, e as candidaturas, por diversas razões, e para não entrar em questões pessoais prefiro não entrar muito em pormenores.

Mas queria deixar uma ideia. A forma que encontrei para saber que uma lista independente é mais chegada a uma área politica que a outra, tem sido através da analise de nomes, e comparando a existência na lista de dirigentes de algum partido, ou pessoas que para outros órgãos estejam candidatos em listas de alguma candidatura partidária.

Se só tiver de um Partido, é claro para qualquer pessoa o que quer dizer, se estiver repartido ou não tiver ninguém ligado a qualquer partido, aí poderemos estar de facto perante uma lista independente.

Sei que algumas listas independentes têm gente destacada do PS, por isso a única força partidária que podia ter pretensões de juntar essas listas as suas vitorias, seria o PS, mas não o faz por respeito de todos os elementos que integram essas listas e que têm outros ideais.

Em relação as candidaturas citadas nos comentários anteriores, a única que não poderei incluir, nesse rol é a de Soutelo, pois para além do seu cabeça de lista e novo Presidente de Junta estar como apoiante do Dr. António Vilela, ser militante do PSD, e da sua Mãe ter sido Vereadora, e estar na bancada do PSD na AM, também é verdade que a Lista independente integrava mais 2 elementos da lista do PSD à Assembleia Municipal, não tendo conhecimento de elementos das listas ou militantes do PS nessa lista.

Cada um que tire as ilações que quiser desse facto, e talvez por isso o Dr. António Vilela já esteja a tirar as suas.

O que espero de todos os que foram como independente, é que o sejam de facto, e que saibam mostrar que o são na pratica.

Anónimo disse...

É ineqívoco que o P.S.D. está de gatas.Porém,na minha opinião,com este candidato,já repetente e sem garra nem perfil (teve um apagão de 4 anos),o P.S. não vai lá,mesmo com um Vilela do outro lado.

Carlos Mendes disse...

Como sempre cada um é livre da sua opinião, mas sobre o apagão do Dr. Luis Filipe Silva, aconselho a fazer uma pesquisa na Internet, e aquilo que encontrar é somente 10% dos comunicados que foram enviados para a comunicação social, e que não eram publicados por pressão do PSD.
Mas também pode ler o programa do PSD e lá encontrará muitas das propostas do Dr. Luis Filipe Silva e da Bancada do PS, e não só, feitas ao longo do ultimo mandato.
Mas claro o que não sai para fora, não é trabalho, pois a população não tem obrigação de estar toda bem informada, ou não tem acesso a essa informação.
É um dos aspectos que os Vereadores e as bancadas da oposição terão que cuidar.
Quem quiser mais informações poderá contactar os Vereadores do PS, ou os elementos da bancada, que estaram, a começar por mim, dispostos a apresentar o trabalho do ultimo mandato.