Principal

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Discussão/Reflexão/Propostas (01/12 a 15/12)

TEMA 3

CONCESSÃO DA EXPLORAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

- Serão os vilaverdenses beneficiados com a concessão?
- Qual será o impacto de tal decisão na factura mensal das famílias de Vila Verde?
- Que melhorias sentirão os consumidores com essa decisão?
- Quais são os motivos para tomar tal decisão?


vote na sondagem (barra lateral direita)

(*) Segundo palavras do Ex-Presidente (Eng.º José Manuel Fernandes) e do actual Presidente (Dr. António Vilela):
- A água do concelho de Vila Verde é uma das melhores do país;
- A rede de abastecimento tem uma cobertura do concelho superior a 85%;
- O município investiu milhões de euros nas estações de captação, tratamento e elevação/bombagem;

23 comentários:

porvilaverde.blogspot.com disse...

01 a 15 de Dezembro de 2009

Concorda com a concessão da exloração da rede pública de abastecimento de água?

vote na sondagem (barra lateral direita)


TEMA 3

CONCESSÃO DA EXPLORAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

- Serão os vilaverdenses beneficiados com a concessão?
- Qual será o impacto de tal decisão na factura mensal das famílias de Vila Verde?
- Que melhorias sentirão os consumidores com essa decisão?
- Quais são os motivos para tomar tal decisão?

Anónimo disse...

Não sabia que este blogue ainda continuava! Parabéns pelos TEMAS. Participarei com todo o gosto antes do dia 15 de Dezembro porque acho que a venda da água é uma vergonha. Sei que o município está com uma profunda crise financeira de 40 milhões de euros mas não se pode vender tudo a torto e a direito!

Anónimo disse...

Também não concordo com a venda da água. É uma bsurdo hipotecar o que é nosso. Se a Câmara está com uma grande dívida, problema deles, porque foi o Exceutivo PSD que esbanjou todo esse dinheiro em algumas coisas que nem o maior pobre lhes atribui qualquer importância.

Anónimo disse...

Sem dúvida. A venda da água não pode ser um escape para a salvação de uma dívida de falta de rigor. Já não bastou o que fizeram com a criação da PROVIVER no sentido de esconderem as dívidas do Clube de Natação. O PSD reclamava de uma dívida de 30x menos no tempo do António Cerqueira e agora?
Como o participante de trás disse: "Se a Câmara está com uma grande dívida, problema deles, porque foi o Executivo PSD que esbanjou todo esse dinheiro."

Anónimo disse...

O PS se ganha-se a câmara concessionava a água também!

Carlos Mendes disse...

Ao anónimo das 0:00 só quero dizer que isso não é verdade.

O PS nunca em situação alguma iria permitir isso, foi uma garantia que demos e que iríamos cumprir sem margem de duvida.
A divida é possível ser controlada numa primeira fase e diminuída com uma gestão rigorosa e com uma Câmara que não esteja ao serviço de algumas classes e empresas.
Para quê a construção de um parque subterrâneo?
Para quê a construção de um estádio Municipal?
Para quê as obras de limpeza de fachada da Câmara, antes de se melhorarem os serviços e porque não descentralizar alguns utilizando edifícios das Juntas ou das escolas que foram encerradas, juntando assim os esforços de todos e levando os serviços onde interessam que é junto da população?
Quem foram os únicos que ficaram a ganhar com essas e outros tipos de (des)investimentos que levaram Vila Verde para a divida que tem hoje?

A desculpa de estar a seguir orientações, ou decretos do governo também não é aceitável.
Se é inevitável porque é que outras câmaras dizem não ter necessidade de o fazer?
Porque é que no nosso distrito, são as câmaras de executivos PS as que continuam a apostar em sistemas próprios de distribuição e tratamento de Agua?

Não duvidem que por está questão e por Vila Verde o executivo de Vila Verde pode contar com o PS para a luta pela nossa agua, contra qualquer executivo governamental.

Anónimo disse...

Mais areia para os olhos dos Vilaverdenses quando dizem que é o governo que irá obrigar a concessionar a água. E as outras Câmara que não o vão fazer no distrito?
Não me digam que vai ser só a de Vila Verde que o governo vai obrigar... eh eh eh
Só cai quem quer! Por isso é que aconselho todos a estarem atentos às outras autarquias.

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns pelo vosso blogue que permite a discussão de temas muito importantes.
Porque é que falam na concessão da água e não falam na concessão do saneamento ? A concessão não é para água (alta e baixa) e saneamento(baixa) ? A resposta só pode ser claro que é, até porque, o saneamento em baixa foi entregue às águas do ave. Sugiro que reformulem a pergunta porque omite um dado importante. Não se pode falar da água e esquecer o saneamento. Sugiro ainda que expliquem aos leitores o significado dos termos "alta" e "baixa" para todos falarmos da mesma coisa.
Presumo que foi um lapso não terem colocado a questão do saneamento.
Por mim deixo a minha opinião que é muito simples : quero uma solução que não aumente (ou que aumente muito pouco) a minha factura ao fim do mês e que simultâneamente,resolva o problema do saneamento e que alarga o abastecimento de água no concelho.

Anónimo disse...

Eu acho que relativamente ao saneamento o caldo já está feito e já está concessionado.
Pelo menos a empresa Águas do Ave já tem letreiros em todo o lado quanto a isso.

pabarbosa disse...

Boa noite
Não sei como nem porquê recebi esta chamada do "Por Vila Verde" e por isso vou comentar.
O tema da concessão da água e saneamento possui duas vertentes:
- Estratégia de auto-suficiência de um concelho;
- Serviço de qualidade e satisfação ao consumidor;
Se uma autarquia como Vila Verde de recursos financeiros limitados apostar numa estratégia de autonomia e auto-suficiência na gestão de um recurso abundante no concelho como a água, não deverá concessionar a terceiros esse recurso. Deverá isso sim canalizar investimento de qualidade nesse recurso em detrimento de maus investimentos "subterrâneos" e de "fachada" na sede do concelho, sem qualquer tipo de retorno para as famílias Vilaverdenses.
Relativamente à segunda vertente, é óbvio que o consumidor familiar exige maior qualidade na água e no saneamento por um preço o mais reduzido possível. A isso chama-se satisfação.
Neste ponto de vista, qualquer concessionário que apresentar as melhores provas de cumprir com os requisitos de satisfação do consumidor e garantir uma gestão sustentável de um recurso como a água, deverá ser essa a escolha.
Por último, acho a questão da opinião, sim ou não demasiado redutora.
P. A. Barbosa
opinchanocrivo.blogspot.com

Carlos Mendes disse...

Boas
De facto o anónimo do dia 2 às 22:29 tem toda a razão, é necessário esclarecer o que esta em causa e as diferenças, de forma que mesmo os que estão menos a par das diferenças de sistema possam falar a mesma linguagem.

Em relação ás diferenças passo a uma discrição rápida.

ALTA da Agua :
-ETA (igual à que vemos na Ponte do Bico, para Braga, ou na Barragem em Vieira do Minho das Aguas do Ave e que serve os seus clientes), é ai que se faz a captação tratamento e bombagem da Agua.
-Rede de distribuição que leva a agua aos diferentes Concelhos e freguesias.
-Sistemas de Elevação/Bombagem, para elevar a agua a uma maior altura de nível e pressão.

BAIXA na Agua:
-é a tubagem de menores dimensões e que leva a agua da tubagem em alta para as nossas casas assim como os contadores, também se insere normalmente a contagem e cobrança.

SANEAMENTO em BAIXA: rede que anda perto das nossas casas e onde fazemos as ligações, servindo de rede de ligação à rede em ALTA.

Rede em ALTA:
-ETAR's onde se faz o tratamento das aguas residuais e que todos já conhecem pelas noticias e pala luta das gentes de Cabanelas. Em Vila Verde para além de algumas de menores dimensões como a do Pico de Regalados vamos ter a MEGA ETAR de Cabanelas para servir o sul do Concelho de Vila Verde e Amares. Também todos conhecem os cheiros que liberta quando o sistema está mal dimensionado, mal construído, ou com falta de manutenção.
-Rede em ALTA é a rede de maiores dimensões que percorre as freguesias e concelhos, que faz as ligações às ETAR's, onde se encerem os colectores, e sistemas de bombagem.

Esta discrição é uma muito simplista, mas serve para podermos falar sobre o que está em causa.

Carlos Mendes disse...

Em Vila Verde a Câmara concessionou a rede em ALTA DO SANEAMENTO às Aguas do Ave.
Essa concessão foi necessária devido ao atraso que existia nas redes de saneamento e aos altos Custos na sua construção e que a Câmara não poderia suportar devido ao elevado endividamento.
O PS combateu essa concessão pelos custos que trás ao Concelho. É que o Executivo no Contrato de concessão compromete-se a um determinado Volume de Aguas residuais, com o respectivo Custo.
Visto a rede em baixa estar atrasada e a falta de capacidade financeira da Câmara não permitir uma maior rapidez na construção dessa rede, ou como seria desejável a isenção ou pelo menos uma descida acentuada nos custos de ligação ao saneamento, o município arrisca a ter que fazer um pagamento por algo que não tem.
É o mesmo que cada Vilaverdense se comprometer consumir 100m3 de Agua quando nunca vai gastar mais de 10m3.
Isto é um circulo vicioso, pois tem que cobrar aos que têm saneamento de forma a compensar os custos fixos, isso faz com que o saneamento se torne menos atractivo...
Mas infelizmente o mal está feito...

Agora de facto a Câmara quer concessionar o saneamento em Baixa, e ao focarmos o debate na Agua, não quer dizer que não nos preocupamos.
O problema é mais ambiental, e ao facto da Câmara estar completamente endividada, estando por isso sem capacidade financeira para ter uma politica correcta em relação ao saneamento. Mas como é uma rede que na maioria do concelho é inexistente pode ser explicável pela necessidade de acelerar o processo, pena que o executivo não explique que essa necessidade se deve a sua incapacidade de gestão ao longo de 12 anos.

Quanto à AGUA a questão é outra, estamos a falar de uma rede que segundo o anterior e o actual presidente de Câmara é de excelente qualidade, com excelente cobertura (mais de 85%, será?), com uma Agua de excelentes qualidades, e a custos toleráveis.
Se assim é porquê a necessidade de concessionar?
Para irmos buscar agua de menor qualidade a concelhos vizinhos quando temos no nosso concelho muita Agua? Eu pessoalmente considero tolerável a concessão da Agua em concelhos onde é de baixa qualidade ou pouca quantidade, mas mesmo assim...
Ou servirá para atingir de facto os tais 85%?
Ou estaremos a Concessionar (privatizar) a Agua, em BAIXA E ALTA, para a Câmara poder ter um encaixe financeiro e assim poder cumprir os compromissos que tem, sem necessidade de adoptar medidas que levem a uma melhor gestão dos recursos existentes?

A verdade é essa, a Câmara quer concessionar pela questão financeira, e a explicação do concurso internacional que custou muito dinheiro aos Vilaverdenses, ser para avaliar o valor da rede existente, vem comprovar isso mesmo. Quanto vale e o que podemos pagar com essa receita? É essa com certeza a questão que anda na cabeça dos responsáveis Camarários.

O executivo fica com menos dores de cabeça, e menos empresas a CHATEAR que querem receber, mas e que ganha o Vilaverdense comum?

Carlos Mendes disse...

Agua de menor qualidade, agua mais cara? Basta ver os concelhos onde isso já aconteceu, deixa de gerir um bem essencial e corre o risco de receber no final da concessão um a rede destruída e com má manutenção como aconteceu com os complexos de lazer e o clube de natação de Vila Verde. o PS na altura avisou, mas como sempre fomos acusados de alarmistas, de falsos, e que só criticávamos por ser oposição. DEU NO QUE DEU.
As mesmas acusações que nos fazem agora. E quem diz que não voltamos a ter razão?

Não esquecer que ao Contrario da Câmara de Braga que é maioritária na AGERE e por isso tem a ultima palavra no preço da Agua e Saneamento, e pode (e deve) ter obrigações sociais, no caso de uma concessão a uma empresa privada ou supra-municipal, isso não acontece pela simples razão que essa empresa quer apresentar lucros aos seus sócios, e não tem obrigações para com as populações nem é avaliada de 4 em 4 anos.

A desculpa do Governo e das suas orientações, não passa disso mesmo, desculpas.
Os governos olham para um País no seu todo, País esse que tem zonas com fraca qualidade de Agua, ou baixos recursos.
Mas ninguém está obrigado a NADA, se assim fosse, porque é que existem presidentes de Câmaras PS que não aderem a esses sistemas,optando por manter sistemas municipais de distribuição de Agua?

Quererá o executivo PSD ser o menino bonito do País?

O PS continuará a lutar nas instâncias onde está representado para evitar mais esse erro do executivo, mas só o conseguiremos com o empenho e participação de todos os Vilaverdenses.

POR VILA VERDE, JUNTOS CONSEGUIMOS

Anónimo disse...

Dados a acrescentar para o debate:

1- Nos distritos de Braga e Viana só o concelho de Braga é que não tem nada concessionado.No entanto, em Braga, os privados têm 49% da empresa municipal que faz a gestão da água e saneamento.
2- No distrito de Viana todos os municípios concessionaram a água e o saneamento.
3- O Governo impede o acesso aos fundos europeus aos municípios que não façam a concessão, pelo menos em alta, às aguas de Portugal.
4- As águas de portugal vende aos municípios a preços exorbitantes.
5- A Câmara de Amares vai concessionar tudo.

Anónimo disse...

António Vilela prometeu durante a campanha, que não ia vender a água pública do concelho, eu ouvi e assisti a essa promessa num dos seus comícios...caso o faça pode saber que será responsabilizado, e ficará na história dos presidentes da Câmara municipal pelos piores motivos.

Carlos Mendes disse...

António Vilela prometeu não concessionar, António Vilela garantiu que o concurso internacional que custou uns milhares ao município e às empresas era só para avaliar o valor das infraestruturas e da Agua em Vila Verde.

Esse foi o mesmo António Vilela, que com o seu executivo recusou aprovar uma proposta dos Vereadores do PS na reunião de Câmara do dia 9 de Dezembro, que previa o cancelamento definitivo desse concurso, e a comunicação as empresas desse cancelamento.

Se o concurso não servia para nada a não ser para avaliar o património, então qual a razão de não aceitar cancelar e terminar com os boatos e desconfianças de uma vez por todas?

Cada um que encontre a resposta, eu até prova em contrario já tenho a minha.

Carla disse...

Debatesse o individamento da câmara e õ não comprimento de promessas...acaba por ser demasiado redutor...
É obvio que que os executivos que tem passado pela camara (desde que habito em Vila Verde sempre PSD) fizeram obras para enaltecer o seu poder,obras que pouco ou nada trazem para os vilaverdenses. Agora um bem esencial a àgua.. querem na "dar" a um privado para "taparem" alguns dos buracos que fizerem com as obras "para inglês ver". Vila Verde precisa de politicas que ajudem o concelho a crescer de forma sustentável... não de politicas de "faz de conta". Policas ambitentais, sociais, económicas e culturais.

Ricardo Arantes disse...

Concordo plenamente com a Carla na questão de um concelho a crescer de forma sustentável e a olhar para temas tão importantes como os que referiu.
A água é também uma questão importantíssima para o crescimento estratégico de um concelho que deve valorizar os seus recursos. A recusa à proposta apresentada em Reunião de Câmara pelos vereadores do PS para o cancelamento definitivo do concurso mostra bem quem falava verdade e mentira na campanha eleitoral!

Anónimo disse...

Claro que sim. A venda da água não pode servir para tapar o abismo das contas autárquicas existente de 40 milhões!

Anónimo disse...

O negócio da privatização da água só pode mesmo ser visto dessa forma: como um negócio.
Todos os vilaverdendes tem de se manifestar contra esse negócio que não beneficia o concelho nem os consumidores de Vila Verde da sua própria água.
É tempo de os vilaverdenses mostrarem que quem manda em Vila Verde são eles e não são as empresas que alguns habilidosos querem trazer para o concelho.

Anónimo disse...

As hipoteses na questão da água e do saneamento são:

a)Concessão às aguas de Portugal
b)Concessão a privados

Afinal qual destas hipóteses é a melhor?

Anónimo disse...

É a c) que o senhor não referiu!

Continuar a ser gerida pelo Município de Vila Verde.

porvilaverde.blogspot.com disse...

RESULTADOS SONDAGEM - TEMA 3

fechada às 23:59 do dia 15/12/2009 com 100 votos.

Sim - 12 votos (12%)
Não - 88 votos (88%)
Sem Opinião - 0 votos (0%)