Principal

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Por TUTA FARIA (opinião)

VILA VERDE - A Montanha, o campo e a vida ao ar livre!
Visitar Vila Verde , e a sua região campestre e passar pelas suas montanhas, é combater pressões nervosas e cansaços para quem leva uma vida citadina, são elementos naturais que carece a cidade. Muitos têm o privilégio de possuir raízes em zonas rurais e amizades, que lhes permite usufruir raros momentos de prazer da vida de ar puro que o campo e a montanha nos oferece. O contacto com a simplicidade no trato e viver das gentes do campo, são a grande nostalgia para quem vive na cidade.
A proximidade entre homens e animais, o silêncio povoado de ruídos das noites, o trabalho nos campos, as refeições calmas, naturais e saborosas deixam saudades a quem viveu esses momentos. As oportunidades de usufruir destes benefícios, dão-nos ensejo para apreciar os melhores valores da vida. Que vida dura, leva as gentes do campo, difícil com toda a certeza, mas merecedora de respeito e admiração. Ser-se mero espectador na vida do campo, não é o ideal, mas partilhar a vida, principalmente as crianças, sujar-se na terra a cavar, semear, colher frutos, alimentar e acariciar animais, enfim viver, no sentido correcto do termo.
Viver na cidade ou viver no campo, são duas realidades diferentes mas complementares, que possuem, cada uma delas vantagens e desvantagens, mas em que nenhuma tem mais valor do que a outra. O concelho de Vila Verde, é um apelo da natureza, é tão forte, que nos seduz para passeios através dos seus montes e vales é, contudo, uma forma de obter um certo contacto com uma vida mais livre e saudável do que o dia-a-dia citadino. Férias, época privilegiada após um longo ano de trabalho.
Saber descansar, sem monotonia e desgaste psicológico é uma arte a desenvolver e que faria bem a todos.
in Praça Local - 19/11/2009

Sem comentários: