Principal

sábado, 12 de dezembro de 2009

Coisas de sábado...



"A Cimeira de Copenhaga, sobre as alterações climáticas, iniciou-se com milhares de delegados de 192 países a assistirem à projecção de um filme acerca das consequências catastróficas do aquecimento no planeta. O filme começa com uma menina que dorme numa cama confortável ao lado do seu urso de peluche branco e acorda no meio de um deserto e sob sol forte, antes de ser apanhada por vagas descontroladas. Aparecem, de seguida, o antigo arcebispo sul-africano Desmond Tutu e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a apelarem à obtenção de um acordo ambicioso, no decorrer da cimeira, que permita evitar aquelas perspectivas. O presidente do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC, no acrónimo em inglês), prevê, perante a câmara, que o caos climático se traduzirá em “centenas de milhões de refugiados” em todo o mundo. A cimeira tem como objectivo limitar a subida da temperatura média no planeta Terra, o que passa pela redução acentuada das emissões de gases com efeito de estufa. Só recentemente países como EUA, China ou Índia mostraram alguns sinais de poderem comprometer-se no controlo das emissões de gases com efeito de estufa. A Cimeira de Copenhaga decorre até dia 18, estando prevista a participação de vários chefes de Estado e de Governo. São também esperados milhares de manifestantes nas ruas da Copenhaga, que querem chamar a atenção para os efeitos das alterações climáticas."

2 comentários:

Anónimo disse...

É de facto um tema interessante e que deve preocupar toda a nossa sociedade. As questões ambientais são cada ve mais importantes.
Parabens pela iniciativa.

Anónimo disse...

A montanha vai parir um rato. As conclusões da cimeira vão ser uma verdadeira desilusão, tal como tem acontecido até agora.
Não percebo uma série de coisas:
Não percebo o empenho dos governantes mundiais e depois a sua retracção no que toca a implementar medidas sérias de protecção do ambiente.
Não percebo a postura dos "ambientalistas" com as constantes manifestações e confrontos coma polícia. Este senhores deveriam estar lá a aplaudir e a fazer pressão, pela positiva, para que a cimeira tivesse outros resultados!!!
Mas como neste mundo anda tudo ao contrário...