Principal

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Lançar um desafio à imprensa local…

Os meios de comunicação, principalmente os locais, devem servir para esclarecer as populações e não para fazer passar apenas mensagens, muitas vezes deturpadas, em prol de um ou outro interesse ou necessidades de visibilidade ou protagonismo.

O movimento Porvilaverde lança daqui um desafio ao jornal “Terras do Homem”
Uma vez que durante a campanha eleitoral para as eleições autárquicas 2009 não foi organizado nenhum debate entre os candidatos, promovam, a partir de agora, debates temáticos onde as diversas forças partidárias, com ou sem assento no executivo camarário, se possam representar para exposição das suas ideias, projectos e propostas sobre o que deve ser feito no mandato 2009/2013 a respeito dos temas/assuntos com mais impacto na gestão autárquica.
Só assim, caminharemos para uma imprensa local mais credível e isenta, que seja capaz de ouvir todas as forças políticas, com a equidistância e sem visões predefinidas.
A “Rádio Voz do Neiva” também poderá ser um instrumento a utilizar nos referidos debates.
Fica o desafio.

Deixamos ainda, uma pequena estatística do que representou o número de notícias por partido no concelho de Vila Verde, na última edição do Jornal “Terras do Homem”.


(carregar no estudo para ler)

15 comentários:

porvilaverde.blogspot.com disse...

NOTA:
A notícia coluna representou no estudo uma distribuição de uma notícia para cada uma das forças partidárias (PSD, PS, CDS/PP, CDU).

Anónimo disse...

Bom dia.

É um bom desafio,com beneficios para o próprio jornal/rádio e, especialmente, para o concelho porque teria a oportunidade de ver assuntos importantes debatidos de forma séria e com responsabilidade na praça pública.
Penso que a uma iniciativa destas nehuma força partidária terá coragem de fugir e todas se empenharão em discussões que engrandeçam o concelho.

É necessário que o movomento porvilaverde faça chegar esta ideia aos referidos orgãos de informação.

Anónimo disse...

Excelente ideia!
vamos ver se o jornal aceita e se depois todos os prtidos fazem o mesmo.

Anónimo disse...

Como querem que o jornl seja diferente quando um dos principais colaboradores foi o homem forte da campanha do PSD e do Vilela??
Assim, por muito que tentem não é possivel ser esinto porque os honorários (que toda a gente precisa para viver) falam mais alto.
Quero terminar dizendo que a "culpa" não é totalmente do tal jornalista. É mais acentuada em quem usa a sua fragilidade intelectual, em quem sendo o principal beneficiado, não tem u mínimo escrupulo em utiliza-lo dessa forma, à vista d etodos e de uma forma escandalosa.

mas pode ser que o desafio seja aceite!!

Anónimo disse...

Há profissionais bons e maus em todas as profissões. No jornalismo também e no Terras do Homem acontece o mesmo. Mas não podemos generalizar. Também tem bons profissionais que até mereciam uma oportunidade de ir mais longe. Trabalhem com isenção, com honestidade e a oportunidade irá surgir. Se o comportamento não for este, acabam como empresários de publicidade de fraca qualidade (mas da forma que o jornalismo é pago...provavelmente mais vale ir por ese caminho. Estava a brincar. Não o façam).
E depois...existem os muito, mas muito maus jornalistas, aliás aqueles que tem carteira de jornalista mas não deviam ter. Mas mesmo para esses há sempre uma altura para mudar e tentar ser bom profissional. Para esses está aqui uma boa oportunidade: Promover um debate com todos os partidos de Vila Verde, com profissionalismo.
parece-me uma boa terapia profissional. vai doer no início, pela falta de hábito à isenção que isso exige mas acabam por se habituar e depois até passam a gostar e...lá acabam por se tornam em jornalistas a sério.
Claro que na carreira jornalistica existem outros perigos que podem levar muitos jornalistas a prestar vassalagem nos gabinetes das autarquias. Não é nehuma critica velada. É uma constatação que se verifica em Vila Verde, em Braga e em muitas outras Câmaras.
Mas mesmo esses, nas novas funções, (pagas pelos Presidentes de Câmara)têm o dever ser correctos.
Não esqueçam isso.

Anónimo disse...

Parabéns pela discussão que vocês têm vindo a trazer...
Muita gente tem a aprender com esta nova geração de ideias e com este PS renovado vilaverdense.
Parabéns!

Anónimo disse...

Grande ideia... mas será que vão deixar os jornalistas ter uma iniciativa destas? Será que eles têm autonomia naquela redacção?

Vamos ficar a aguardar!
Deviam enviar um email para o jornal com este artigo. Assim nunca diriam que não receberam a proposta.
A revista SIM tem algo parecido em que cada líder discute um determinado tema definido e se fica a saber a opinião de cada um relativamente a um certo assunto. É espécie de um debate escrito.

Anónimo disse...

Os estudo que vocês apresentaram diz tudo!

Anónimo disse...

ESTOU ESTUPEFACTO! JÁ NÃO CHEGA A TVI? QUEREM MANDAR NO TERRAS DO HOMEM QUE TEM UM JORNALISMO ISENTO E DE QUALIDADE?

Anónimo disse...

Meu caro amigo,

Este último comentário deve ser uma graça pois, caso contrário, tenho que ser indelicado com o autor deste último comentário.
Por amor de Deus...Desde quando é que o Terras do Homem foi isento!?
Por acaso, na última campanha e nos últimos dias até não se portou muito mal. Mas isto deve-se à tentativa de disfarçar o escândalo exagerado que tinha marcado edições anteriores.

Comprem o jornal e façam as vossas apreciações.
Já agora (e esta serve para os autores do blog e para os leitores e para os defensores do jornal) a tend~encia do jornal não se vê só pela quantidade de notícias. Vê-se pela forma como são dadas as notícias, pela forma como valorizam ou desvalorizam os assunto em funçõpes dos interesses ou contornos de cada assunto.

O Terras do Homem pode ser e deve ser um bom meio de comunicação. Tem, até, Recursos Humanos para isso. Mas só o será quando estiver ao serviço da população, da verdade, do concelho e não ao serviço de qualquer partido político.

Anónimo disse...

Um apelo.
Para que este debate tenha sequência pratica, enviem o post inicial e todos os comentários para a rádio vóz do neiva e para o terras do homem.
Pode ser que o desafio seja aceite e isso contribua para que os vilaverdenses fiquem mais esclarecidos.
Se o convirte foia ceite não se esqueçam de convidar o PSD, PS, CDS/PP e CDU, ou seja, todos os partidos com ou sem assento na CM ou AM.

porvilaverde.blogspot.com disse...

Foi enviado ontem por email à Rádio 'Voz do Neiva' e ao Jornal 'Terras do Homem' uma cópia deste 'post'.
Passadas 24 horas, não obtivemos qualquer resposta à proposta realizada por o Movimento, mas estamos certos que sendo uma boa proposta que abrange todas as forças partidárias e que dignifica a política e os meios de comunicação, o possam aceitar.
A realização do debate terá de ser organizada pelos meios de comunicação e pelos partidos locais. Nós apenas deixamos uma ideia de debate como é realizado por outros.
Para informação do Concelho pensamos ainda, que todos os partidos (com e sem assento no executivo camarário) aceitariam ter um representante. Senão que se faça com quem aceite!

Com os melhores cumprimentos,

POR VILA VERDE

Anónimo disse...

Bom dia,
24háinda é pouco tempo. vamos esperar mais algum tempo e ver se o desafio é aceite ou não.
Eu acho que até ficará mal se nãi disserem nada.

Anónimo disse...

EU TAMBÉM ACHO QUE SIM. MAS ACHO QUE O EMAIL TB DEVERIA TER SEGUIDO PARA A CÂMARA MUNICIPAL.

Anónimo disse...

Não é preciso seguir para a Câmara porque os homens dos gabinetes da presidência estão sempre atentos ao que se escreve neste blog sério.
Deviam fazer o mesmo aos blog vergonhosos que por ai andam. Mas esses blogs, como são para insultar os que não concordaram com o PSD na última campanha, até devem ser patrocionados.