Principal

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Bons exemplos...

Todos nós conhecemos a desastrosa política ambiental da Câmara Municipal de Vila Verde. Poderíamos falar simplesmente nos poucos pontos de recolha para reciclagem no concelho, no abandono das praias fluviais do Neiva, Homem e Cávado, na rede de saneamento ainda inexistente, etc.
Não querendo massacrar com a crítica a uma Câmara Municipal que brilha pela triste política ambiental, cabe-nos referir bons exemplos que nos surgem de privados. Recebemos uma mensagem no porvilaverde@gmail.com, a alertar que um dos supermercados mais recentes em Vila Verde possuí "oleões" para recolha de óleos alimentares. São bons exemplos que temos todo o gosto em referir e divulgar aqui. Salvaguardar o futuro é um dever de todos nós, e com o simples gesto de colocar o óleo alimentar usado em garrafas de plástico, para as colocar no sitio certo, é algo que todos devemos colaborar. Esse óleo será reaproveitado para a produção de biodisel, o combustível mais amigo do ambiente.
Felicitar esta grande iniciativa. Pensamos, que tal deveria ser uma preocupação do município e não do privado, mas fica sempre bem ensinar o executivo incapaz a cuidar do ambiente!

5 comentários:

Anónimo disse...

Sim é uma boa iniciativa do supermercado Pingo Doce.

É uma vergonha também a freguesia de Vila Verde possuir apenas um ecoponto para o centro urbano todo quando em Braga cada rua tem "quase" um ecoponto.
Não sei se as outras freguesias estão equipadas com muitos pontos de ecopontos para reciclagem mas o nosso futuro também passa por aí.

Dou os parabéns ao PS por ter as politicas de ambiente sempre em cima da mesa. As politicas de ambiente são uma marca da esquerda.
Isso é inevitável. No mundo foi assim com Obama e em Portugal foi assim com Sócrates.

Anónimo disse...

Vocês são fantásticos! obrigada pela informação...
Isto sim é interesse por um concelho melhor!

Ritinha disse...

Graças a este blog fiquei a saber onde posso deixar os óleos usados que costumo guardar. É de facto uma excelente iniciativa do Pingo Doce, que deveria ser repetida pela Câmara!

Quanto aos ecopontos no centro da Vila, penso que são ESSENCIAIS!

Já repararam na QUANTIDADE DE CAIXAS de sapatos das sapatarias ao fim do dia em PLENO CENTRO DA VILA, que vão simplesmente para o lixo, quando podiam (e deviam) ser RECICLADAS?

A mim custa-me ver este cenário no centro da Vila todos os dias...

Anónimo disse...

E já viram o monte de lixo (sacos plásticos e cartão)que fica abandonado no fim das feiras semanais de Vila Verde?
Para onde vai esse lixo? É reciclado?
Já que a Cãmara municipal tem tantas preocupações com o ambiente podia a proveitar e fazer umas iniciativas na própria feira para que todos ficassem a conhecer os benefícios da reciclagem.

Anónimo disse...

É bom saber.