Principal

domingo, 27 de dezembro de 2009

MOÇÃO PS - Comunicações em Vila Verde

ASSEMBLEIA MUNICIPAL - 19/12/2009
A bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Vila Verde, considera de máxima importância a igualdade de oportunidades entre a população do Concelho de Vila Verde e entre esta e as de outros concelhos.
Sendo por todos reconhecida a importância das comunicações móveis e de Banda Larga, nomeadamente a nível da segurança das populações mais isoladas, do desenvolvimento do tecido empresarial, e como apoio ao estudo das camadas mais jovens, não pode esta Assembleia Municipal aceitar o isolamento parcial de muitas das nossas freguesias.

A Bancada do PS, pretende com esta moção que a Mesa da Assembleia Municipal faça chegar:

1º Junto das empresas de comunicações móveis, detentoras das infra-estruturas de comunicações, nomeadamente, TMN, VODAFONE, OPTIMUS as seguintes questões:
a) Qual a distribuição de Antenas GSM e UMTS, e qual a sua Potência?
b) Qual as áreas que deveriam estar abrangidas por essa rede?
c) Que projectos existem para reforço de sinal, ou de infra-estruturas, de forma a resolver os problemas mais graves?
d) Qual o número de ligações simultâneas por antena? Visto esse ser um dos aspectos a considerar na baixa qualidade do sinal.
2º Que seja pedido:
a) A reorientação de antenas que por ventura estejam desajustadas melhorando com isso o nível de sinal em algumas das zonas urbanas das nossas freguesias, ou nas vias de comunicação.
b) Reforçar o nível de sinal onde tal seja possível mantendo contudo os níveis de segurança necessários, no que toca ao sinal de rádio, nas zonas mais próximas das respectivas antenas.
c) Aumentar o número de emissores por antena de forma que zonas de forte densidade populacional ou estradas de grande circulação deixem de estar isoladas, garantindo assim a segurança das populações e a igualdade de oportunidades.
3º Transmitir às empresas de rede fixa em especial á Portugal Telecom a não-aceitação por parte desta Assembleia das seguintes situações:
a) Que numa mesma freguesia tenhamos redes de banda larga superior a 50 Mb/s e na rua ao lado o mesmo não seja superior a 2 Mb/s.
b) Que em grande parte das nossas freguesias a rede fixa de internet não chegue mesmo a 2 Mb, quando já existe em território nacional redes de banda larga de 100 Mb e TV de alta definição através da internet.

Gostaríamos igualmente de ver a população e em especial esta assembleia informada sobre, quais os projectos e Timings previstos para a resolução destes problemas, colocando a rede de Banda Larga ao nível de pelo menos 16 Mb, garantindo desta forma que todos os Vilaverdenses possam usufruir de serviços, qualidade e preços idênticos, independentemente da freguesia deste concelho que eles habitem.
Só desta forma poderão os nossos jovens ser avaliados nos seus estudos em igualdade, e todos terão as mesmas armas para o seu futuro.
São também estas informações essenciais para o planeamento e desenvolvimento de novas indústrias, em especial nas áreas tecnológicas em particular na zona NORTE do Concelho.
É com boas comunicações que combatemos a infoexclusão, garantimos a segurança das nossas populações, e damos a todos a as ferramentas necessárias para aproveitar as novas oportunidades de estudo ou de trabalho à distância.

19 de Dezembro de 2009
Pela Bancada do Partido Socialista
Carlos Mendes

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!

Assim ficamos a saber quem sente/identifica, de facto, os problemas e quem apresenta propostas para a realidade existente, em vez de propostas utópicas e sem interesse para as populações que o PSD vai apresentando...

Boas entradas e que 2010 seja um ano maravilhoso.

Anónimo disse...

Continuo é sem compreender porque em apenas três votos contra, um seja do Presidente da Assembleia, João Lobo.

Será que tem alguma avença com operadoras móveis?

Anónimo disse...

A MOÇÃO FOI APROVADA? QUEM DEVERIA TER PROPOSTO ISTO NÃO ERA O SR CARLOS MENDES MAS SIM OS PRESIDENTES DE JUNTA QUE TEM AS SUAS POPULAÇÕES SEM COMUNICAÇÕES.

TALVEZ NÃO OS DEIXEM NÃO É?

Anónimo disse...

A isto chama-se pressionar a maiorisa PSD em todas as frentes.O grupo do PS na AM tem que continuar a faze-lo assim como os vereadores nas reuniões de Câmara e na praça pública.
Esses senhores não podem ter descanso pois só assim fazem alguma coisa por vila verde.

Anónimo disse...

Acho que sim. Que devem ser pressionados mas sempre dentro das regras de boa convivência democrática e usando só a verdade dos factos.

Anónimo disse...

Realmente não se percebem os três votos contra. Como são só três e até contra a corrente, tem que haver uma explicação.

Anónimo disse...

Os votos contra prendem-se com o facto de o Sr. Presidente da mesa e os seus secretários, entenderem que a colocação de antenas são prejudiciais para a saúde das populações.

Acredito que beneficio em termos de saúde não trará nenhum.
No entanto, a casa dos meus pais tem dois postes de alta tensão implantados um de cada lado da casa... Provavelmente um destes postes ou outro qualquer fornece energia eléctrica para a casa do Sr. Presidente da Mesa... Não serão estes também prejudiciais?!

Parece-me claro, que para existir desenvolvimento alguém acaba por arcar com as consequências desse desenvolvimento...

Anónimo disse...

Caro/a amigo/a,

Se as antenas fossem problema então os cidadãos das cidades já tinham morrido todos com cancro e afins.

Não se compreende que quem na Assembleia deve dar o benefício da dúvida, e neste caso com esmagador sentido de voto, vote contra.

Tem de haver algo escondido, ou então equivocou-se completamente porque também é humano e por isso também erra. Neste caso só tem que assumir o erro.